Sobre o autor


Ticiano Biancolino

Sou um músico paulistano, estudo piano desde os 11 anos, mas foi só bem mais tarde, na Escola Municipal de Música de São Paulo que encontrei orientação séria em música. Lá fui aluno da saudosa Edda Fiore, e depois encontrei minha grande mestra, a Marisa Lacorte. Nessa época ainda estava vinculado ao curso de letras (alemão) da USP, mas a música foi falando cada vez mais alto, e tranquei o curso. Passou o tempo, e acabei por me formar em composição em regência pela UNESP, e mestre em musicologia por lá também. Mas, antes de tudo, me considero pianista, pois o que mais fiz na música até hoje foi tocar, e disso me orgulho muito, já que, na minha concepção, tudo o que se estuda teoricamente deve resultar em algo prático, em um fazer musical real, ou uma aplicação didática real. Por isso fiz meu doutorado em piano (práticas interpretativas) na UFPB, orientado pelo José Henrique Martins, outro grande mestre que tive a sorte de encontrar na vida. Antes, passei quatro bons anos (ou quase bons) em Maringá, como professor substituto na UEM, basicamente atuando como correpetidor, mas também trabalhei com história da música e apreciação musical. Depois a vida me levou à Paraíba para o doutorado (morei em João Pessoa durante 6 anos), e agora, desde 2019, sou cada vez mais maceioense, já que me tornei professor adjunto do curso de graduação em música da UFAL, lugar onde encontrei pessoas maravilhosas - colegas e alunos -, e onde pretendo contribuir com a comunidade nos próximos muitos anos. 
Apesar de reconhecer o lado benigno da Academia, tantas vezes penso que seja muito mais importante simplesmente escrever sobre música de maneira mais livre do que produzir escritos apenas nos moldes acadêmicos, com mil restrições e referências. É por esse motivo que iniciei este blog, e porque, vez ou outra, volto a ele. Aqui não preciso provar nada para ninguém (a não ser quando eu quero), e a ideia é escrever com mais prazer sobre algo que é tão apaixonante para mim, a música. 

Contato

Por e-mail: tbiancolino@gmail.com

Site profissional




6 comentários:

  1. Deleite e martirio! aff... nem vou perguntar qual sou eu...

    ResponderExcluir
  2. Melhor do que ler tudo o que você escreve só mesmo "ouvindo" tudo o que você toca! Bravo, meu querido amigo! Você é mesmo brilhante! Adorei TUDO! Serei um seguidor incondicional deste blog! Beijo muito carinhoso no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio querido, que prazer não só ter sua visita aqui, mas ainda ganhar um comentário. Obrigado mesmo pela sua costumeira e infinita gentileza. Sempre muitas saudades de você, e espero não escrever muitas bobagens por aqui. Obrigado pelo carinho!! Beijos!!!!

      Excluir
  3. Ocasionalmente, encontrei este blog. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!
    Serei visitante assídua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Noemia. Seja muito bem vinda! Estou voltando aos poucos, pretendo escrever mais por aqui. ;-)

      Excluir